Relembramos que decorre até 30 de setembro, o período crítico, pelo que é proibido:
Fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO;
Fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO;
Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;
Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
Lançar balões de mecha acesa e foguetes. (O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal);
Fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
Usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e
destroçadores nos dias e nos municípios, com Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

É obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Acompanhe a evolução da situação nos sites
da ANEPC, do IPMA e do ICNF ou junto dos Serviços Municipais